Eleições: Sebrae lança Guia do Candidato Empreendedor

COMPARTILHE !!!

A elaboração e a implementação de ações que estimulem o desenvolvimento socioeconômico dos municípios é um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores públicos brasileiros. A proximidade de mais um processo eleitoral evidencia a necessidade de que os futuros gestores municipais fundamentem suas medidas administrativas em planos de governo consistentes e capazes de apresentar alternativas aos principais problemas vivenciados pelos cidadãos.

Para ajudar os candidatos a conceber planos de governo que permitam o aproveitamento das potencialidades econômicas dos municípios, de forma a contribuir para o desenvolvimento do Brasil, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lançou o Guia do Candidato Empreendedor.

A publicação traz um conjunto de dicas e ações que podem ser colocadas em prática pelos futuros gestores municipais com foco na valorização do empreendedorismo, em especial os pequenos negócios, segmento que representa 98% das empresas do país, sendo responsável por 54% dos empregos formais, e que gera 30% de toda a riqueza nacional, além de estar presente em 100% dos municípios brasileiros.

O foco é a criação de um novo modelo que pense o desenvolvimento do país a partir dos municípios e dos pequenos empreendimentos, contribuindo para a geração de emprego e renda para a população, com o benefício adicional de aumentar a arrecadação sem aumentar os impostos, uma vez que as medidas propostas têm o potencial de contribuir para o incremento da atividade produtiva.

As dez dicas apresentadas pelo Sebrae são as seguintes: gere emprego; mobilize lideranças; desburocratize e simplifique; apoie o empreendedor; compre no município; inclua empreendedorismo nas escolas; qualifique quem mais precisa; fortaleça a identidade do município; incentive a cooperação e promova inovação e sustentabilidade.

Cada dica é acompanhada de um conjunto de sugestões de rápida e eficaz implementação, direcionados a gerar resultados concretos. Por exemplo, em relação à dica “gere emprego”, o Guia do Candidato Empreendedor apresenta como estratégias: incluir o desenvolvimento econômico na agenda de prioridades da gestão do município; construir forte parceria com o setor produtivo; elaborar programa de desenvolvimento a partir das vocações e oportunidades do município e região; estimular e facilitar a formalização de empreendimentos e de Microempreendedores Individuais.

Em relação à dica “mobilize lideranças”, encontramos as seguintes propostas: promover uma agenda de desenvolvimento do município em parceria com empreendedores e lideranças locais; designar e valorizar o Agente de Desenvolvimento do município; apoiar os empreendimentos de comércio, serviços, bares e restaurantes para que utilizem espaços urbanos adequadamente, em especial devido ao novo normal pós-pandemia; estabelecer um diálogo permanente com o setor produtivo, promovendo reuniões, encontros temáticos, trocas de experiências, missões, visitas a casos de sucesso e a construção conjunta de agendas com as lideranças.

Uma análise das dicas e das propostas apresentadas pelo Sebrae leva à percepção de que o modelo de trabalho capaz de viabilizar a implementação das ações passa pela valorização das futuras gestões municipais como agentes indutores do processo de desenvolvimento municipal, criando as condições necessárias para que os micro e pequenos empreendedores possam fortalecer e ampliar seus negócios.

Para o secretário de controle externo do TCE, Fábio Alex de Melo, a iniciativa do Sebrae terá reflexos positivos na qualidade da gestão pública em razão de trazer ações eficazes que podem gerar soluções para diversos problemas enfrentados pelas gestões municipais.

Outro aspecto destacado por Fábio Alex diz respeito ao estímulo à concepção de soluções que geram um envolvimento maior dos setores produtivos com os problemas da comunidade, rompendo com a cultura que espera que todas as soluções sejam encaminhadas apenas pela administração pública. “O Guia do Candidato Empreendedor é mais uma iniciativa fundamental do Sebrae de valorização das micro e pequenas empresas no processo de desenvolvimento nacional. Nossos gestores públicos precisam apoiar esse importante segmento produtivo, criando e aprimorando cada vez mais as condições para o seu fortalecimento”, destacou Fábio Alex.

O Guia do Candidato Empreendedor já está disponível para consulta na página do Sebrae na internet. acesse aqui

Comentários