Prefeitura de Palmeirândia esconde casos de Covid-19 do Governo do Maranhão

COMPARTILHE !!!

A prefeitura de Palmeirândia por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde mais uma vez mostra seu despreparo de como lhe dar com a crise da pandemia do novo coronavírus no município. A falta de transparência, de preparo e organização tanto do prefeito quanto do secretário de saúde expõe a população seriamente ao pior.

A Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirândia divulgou o primeiro caso de pessoa acometida com o novo Coronavírus no dia 28 de abril por meio da pagina oficial do Facebook da Prefeitura, confira a postagem:

https://www.facebook.com/photo?fbid=2859777320809905&set=a.1030976630356659

Já no dia 4 de maio chegou a 3 o número de casos confirmados no município novamente com direito a postagem na pagina da Prefeitura no Facebook, o grande problema disso tudo é que a Secretaria Municipal de Saúde de Palmeirândia não vem notificando os casos de Covid-19 a SES – Secretaria de Estado da Saúde, não sabemos qual motivo está levando o secretário municipal de saúde notificar a Secretaria Estadual, se é ordem do prefeito Jorge Garcia, ou se estão atendendo alguma portaria ou decreto secreto que só eles tem acesso.

Como podemos ver no boletim desta terça-feira, 5 de maio, atualizado às 21h, segundo dados do Governo do Estado ainda, não houve casos confirmados da Covid-19 em Palmeirândia, contrariando o que vem publicando a prefeitura em sua rede social. Confira o Boletim:

Boletim-cidades

Existe mesmo falta de transparência até com o Governo do Estado, a população fica a mercê da sorte, porque fica explicito que prefeito e secretário municipal de saúde não estão preparadas para cuidar do povo e muito menos com a transparência das ações e dos gastos.

Outro fator que chama atenção que só no dia 4 de maio que o Secretário de Saúde José João convocou um grupo para elaborar os planos de ação contra a pandemia no Município, um desses planos foi uma panfletagem que iniciou-se nesta manhã de quarta-feira (6), após a cidade segundo dados da próprio secretaria de saúde confirmar 3 casos de Covid-19.

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2876099935844310&set=pcb.2876100052510965

Como podemos ver é a própria prefeitura que fala que só agora está acontecendo reunião para elaborar planos de combate e contenção da Covid-19.

A primeira parte desse planejamento colocado em prática é um verdadeiro fracasso, pois a panfletagem deveria acontecer desde o inicio da pandemia no estado, por volta do dia 16 de março, não agora quase 2 meses após quase todos os município do Estado registrarem casos da Covid-19, a rotina da cidade permanecer a mesma com filas em agente correspondente e na lotérica da cidade, funcionamento de bares e registros de festas na zona rural.

A falta de um planejamento adequado e inicial da prefeitura junto com a secretaria municipal de saúde colocaram em risco iminente a população que não dispõe de um hospital com estrutura para atendimento digno e eficiente a pacientes que sejam acometidos dessa doença, a cidade vizinha, Pinheiro, que atende toda região está com sistema de saúde sobrecarregado e os pacientes de Palmeirândia não poderão dispor de atendimento naquela cidade, o mesmo vale para a capital que os leitos de UTI da rede pública e privada estão superlotados.

As informações da matéria podem ser conferidas na pagina da Prefeitura no Facebook.

Comentários

1 thought on “Prefeitura de Palmeirândia esconde casos de Covid-19 do Governo do Maranhão

Comments are closed.