Momento Cultura! Entrevista Bumba Boi Unidos de Palmeirândia

COMPARTILHE !!!
Hoje vamos falar de coisa boa, coisa nossa, de nossa terra!

Tivemos a honra de conseguir uma pequena entrevista com os representantes do Bumba Boi Unidos de Palmeirândia, esse que é a maior representatividade cultural que temos hoje em nossa cidade e com quase 20 anos de estrada representando nossa cidade nos arraiais do Maranhão, sempre com muito brilho, beleza e carisma.

Iniciamos com algumas peguntas à diretoria que foi muito gentil em nos atender e responder todas as perguntas e cooperou muito para fazermos um trabalho bem transparente para levar a informação na integra para nossos leitores e amantes da boa noticia.

ENTREVISTA

Palmeirândia News

É notória a contribuição do Bumba boi Unidos em para a cultura da nossa cidade, muitos anos de trabalho duro e reconhecimento em vários arraiais do estado, com tantos anos de estradas e vários temas abordados em cada temporada o que temos para 2019?

Unidos

Trazemos os jovens, crianças e adolescentes pra engajarem em um grupo que lá eles vão aprender a arte da dança e o artesanato. 2019 trabalhamos com o tema, resgatando a cultura maranhense como os grandes intérpretes e grandes grupos que marcaram e marcam a história cultura maranhense.

O projeto Unidos trabalha diretamente com jovens, nesse contexto notamos que é ensinado o convívio compartilhado, onde se tem o trabalho em equipe como um dos principais aprendizados aos participantes, fora isso quais o ideais e princípios básicos que regem o projeto e sua filosofia?

A luta da associação é ter cursos pra trazer os jovens das ruas. mais pra isso dependemos de parceiros, para as oficinas de danças, a arte de saber  tocar os instrumentos como os de percussão e instrumentos de cordas.

Em um cenário onde a valorização da cultura é muito precário e quase inexistente por parte das autoridades locais, poderia destacar algumas pessoas publicas ou instituições que vieram a contribuir com o ano 2019?

A luta da associação e ter cursos pra trazer os jovens das ruas. mais pra isso dependemos de parceiros, para as oficinas de danças, a arte de saber tocar os instrumentos como os de percussão e instrumentos de cordas
6.em 2007 a associação foi contemplada com um projeto junto ao fórum da juventude o nosso parceiro foi a fundação Kellog. Este ano de 2019 os nossos padrinhos são
Wellington Muniz e a Dra Vagma Trinta tivemos vários patrocinadores como:
Vereador
Gilvan mineiro
Vereador
Luís Alfredo
Variador
Odair Barros
Vereadora
Raíssa
vereadora
Iasmim
Armazém Paraíba
Baby star
Baby variedades
Mix Euzébio
Lojas Opção
Posto Curitiba
Sgt. Dias
Comercial Santo Antônio
e outros amigos.

O que esperar dos governantes locais para melhorar no desenvolvimento da cultura no município e como isso poderia ajudar a desenvolver a comunidade?

Os governantes da esfera estadual e municipal deveriam dar incentivos para nossa cultura principalmente municipal para que a cultura local cresça. E quem ganha com uma cultura desenvolvida é  o município pois leva o nome do mesmo por onde as danças vão sem contar que a movimentação do município no período junino seria maior.

Você acha de dar para resgatar jovens através da cultura e dar uma nova chance a eles por meio de trabalho em grupo e valorização cultural e individual desses indivíduos, uma vez que ele conhece sua história?

Os jovens, crianças e adolescentes do nosso  município precisam de algo no seu dia a dia temos muito jovens precisando de cursos técnicos, nossas crianças também precisam de um local pra eles ocuparem um pouco  do seu  tempo pelo menos duas vezes  por semana brincando e aprendendo.

Como você ver que será essa temporada pela apresentação inicial na do publico na recepção do batizado pra iniciar a temporada?

com a recepção que houve no batizado, sei que iremos ser bem recebidos nos municípios por onde vamos fazer a festa junto as prefeituras que estão nos contratando.

Quais as principais dificuldades encontradas para colocar o boi nos arraiais todos os anos? e este ano com a crise que afeta o país, o que mais dificulta para desenvolver o trabalho da diretoria?

A maior dificuldade são os intercâmbios todos fazem e nós  dançamos por amizades com os secretários e as vezes prefeitos que nos conhece.


Agradecimento da Diretoria do Unidos!

“Ao nosso público deixou uma mensagem,vão aos arraias participar com os grupos folclóricos vocês  são as nossas forças,  não deixe morrer a nossa manifestação cultural,o bumba boi Unidos de Palmeirândia agradece pelo convite.”

Contamos com o apoio de cada palmeirandense que nos prestigia sem vocês  não podemos caminhar.

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.